Mostra Brasileira de Design da Informação

Dez anos visualizados em uma marca cambiante

Autores

  • Julia Ebel Lopes

Cliente

LabVis (EBA-UFRJ)

Ano

2020

Qual era o desafio?

Em 2020 o LabVis completou 10 anos de existência e seus integrantes se viram motivados a criar uma marca comemorativa que refletisse sua retrospectiva. A necessidade do projeto foi reforçada pelo fato de que o Laboratório não tinha uma identidade visual bem definida. No entanto, como aliar esse desafio aos interesses investigativos do Laboratório?

Qual foi a solução?

A solução é uma marca cambiante generativa que assume atributos de uma visualização de dados. Por meio de processo de pesquisa, conceituação, codificação visual e programação, foram geradas visualizações de dados para cada ano de existência do Laboratório, que narram a trajetória do LabVis. As visualizações foram publicadas em uma série de posts nas redes sociais.

Quais foram os resultados?

A marca cambiante cumpriu seus objetivos, contando a história do LabVis e utilizando os princípios do design da informação e da visualização de dados como geradores de suas diferentes formas. Além disso, o projeto foi tema de artigo científico submetido e aprovado no 10º Congresso Internacional de Design da Informação – CIDI 2021.

Equipe

Criação e design: Julia Ebel Lopes, Luana Carolina e Renata Amoedo
Orientação: Júlia Giannella, Doris Kosminsky e Claudio Esperança
Programação: Claudio Esperança